BARTIMEU - O CEGO QUE VIU O FILHO DE DEUS




Pr Ramom Dias                                                  05 de Maio, 2017  Devocional, Maná Diário


BARTIMEU


A uma semana da sua morte, Jesus passa da velha cidade de Jericó e entra na nova cidade de Jericó, onde cura os enfermos e necessitados pelo caminho. Esta era a última visitação em vida de Jesus em Jericó, com Ele caminhava uma enorme multidão, porém o texto registra apenas a salvação de dois homens: Um era riquíssimo e outro miserável. O Rico era Zaquel que teve que descer e o Pobre era Bartimeu teve que se levantar do pó.

Texto de Referência:  Mc:10-46


O Último Fôlego de Esperança

O Rei Jesus estava finadando o seu ministério terreno. Ele caminhava para Jerusalem onde seria terrívelmente morto na cruz. Bartimeu tomando conhecimento que Jesus passava por ali, se apegou a esta grande oportunidade, e não cessou de clamar em suplicas e ainda exclamar em adoração até finalmente ser recebido por Jesus.

Esse era o fôlego de esperança. O clamor de desespero de uma alma aflita que necessitava como ninguém do milagre. Era uma oportunidade imperdível. Talvéz a única oportunidade de ser sarado. E Bartimeu não perdeu essa grande oportunidade.

Você perdeu toda esperança? Você se encontra arruinado e deixado pelo caminho? _ Não deixe de clamar, não pare de adorar. Deus responderá o seu clamor e receberá você em seus braços e você sairá com o milagre em suas mãos.

“Clama a mim e responder-te-ei e anunciar-te-ei, coisas grandes e firmes que ainda não sabes.” (Jeremias 33:3)

Filho de Timeu: Um Indigente Abandonado

Bartimeu não é um nome, esse indigente não tinha nome. Era apenas reconhecido como Filho de Timeu. Sobre Timeu não existe uma biografia bíblica a seu respeito. Porém Flávio Josefo nos dá uma parecer hitórico. Josefo nos informa que Timeu era um soldado isralite de alta patente. Era um Comandante Gereral aposentado, influente e importante em toda a Palestina. O domínio romano da nação de Israel, mudou esse cenário. Timeu perdeu todos os seus bens ao serem confiscados por Roma.

Influente e respeitado, Timeu liderou varas revoltas contra o império romano na região, o que levou a sua condenação, prisão e morte em uma cruz. Se não bastace, para conter outras revoltas, os romanos, arracaram os olhos do filho de Timeu, o deixando em Jericó apenas com uma capa para mostrar sua deficiência e miséria. Agora Bartimeu era um mendido e um indigente, no posto mais baixo do mundo de sua época. Ele foi esquecido e deixado por todos.

Uma grande bênção em terra de maldição
Jericó representava a derrota e a ruína. Seu nome faz menção a uma fortaleza derrubada. Na época de Josué, Jericó a grande cidade foi arruinada pela ação de Deus. Jerico esta situada geologicamente no lugar mais baixo do mundo. cerca de quatrocentos metros abaixo do nível do mar. Além disso, era uma cidade amaldiçoada por Josué, que fez uma declaração profética, sob juramento de todo o povo: “Maldito diante do Senhor seja o homem que se levantar e reedificar esta cidade de Jericó; com a perda do seu primogênito lhe porá os fundamentos e, à custa do mais novo, as portas” (Js 6.26). Chocante, mas Bartimeu estava em Jericó, uma cidade que lembra destruição, cituada na maior depressão geográfica do mundo e cercado pelo único mar morto do mundo!

Mas se por Josué veio uma terrível maldição onde estava Bartimeu. Por Jesus veio uma tremenda bênção onde ele se encontrava. Se pelos romanos vieram a sua queda. Em Cristo ele teve restauração, maravilhas e milagres. Jesus trouxe um milagre glorioso,tanto restauração de um cego e quanto do orgulho de Israel. Ele restarou a vida de um isralita injustamente condenado. Ele manifestou sua glória como o messias prometido, já que a cura de um cego é uma das evidências do Filho de Deus.

Bartimeu viu o que muitos negligenciaram, mesmo não tendo olhos. A Bartimeu arrancaram-lhe a visão dos olhos, mas não a visão do coração. Ele ao ouvir falar de Jesus, viu a majestade de Jesus ao declarar-lhe: Jesus, Filho de Davi. Essa declaração mostra a certeza de Bartimeu, que Jesus era o Messias prometido a Israel. A esperança de Israel não estava morta no coração de Bartimeu. Inclusive quando declarou Rabôni a Jesus, ele reconheceu que estava diante do Senhor e mestre de nossas almas. Definitivamente Bartimeu foi com muita fé e alegria na presença de Jesus, pois a Bíblia registra que Bartimeu deixou a capa. Deixar a capa significa dizer que ele deixou para traz sua vergonha e se apegou em Jesus.  Como é maravilhoso esse Jesus, perceba que quando Ele mandou chama a Bartimeu e o recebeu com tanto amor e atenção, Jesus estava silenciando a todos na multidão que tentava silenciar a Bartimeu.

Jesus ainda silencia aqueles que querem te calar, ele te abençoa e te exalta no meio da multidão, ele dá vida e esperança aqueles que estão em abandono e ruína. Ele esta passando em sua Jericó e te pergunta: "Que queres que eu te faça?"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A MULHER ENCURVADA - REPREENDO OS ESPÍRITOS MALIGNOS DE ENFERMIDADE

Nova Série de Estudos Bíblicos - Gotas de Sangue

O MINISTÉRIO DA LIBERTAÇÃO